domingo, 31 de maio de 2009

VISITA - COIMBRA
PREÇO 20 EUROS (Sócios) . 25 EUROS (Não Sócios)
INSCRIÇÕES ABERTAS *
MOSTEIRO DE SANTA CLARA A VELHA
E
TÚMULOS DA RAINHA SANTA ISABEL NA IGREJA DO CONVENTO DE SANTA CLARA A NOVA

No dia 6 de Junho, Sábado à tarde, o Ateneu Comercial do Porto organiza, com a colaboração do SENHOR PROFESSOR DOUTOR FRANCISCO PATO DE MACEDO, uma visita ao Mosteiro de Santa Clara a Velha seguida de visita à Igreja de Santa Clara a Nova onde se encontram os túmulos de prata e de pedra de Isabel de Aragão, Rainha Santa.
Iniciativa de Mor Dias, o Mosteiro de Santa Clara a Velha, última morada da Rainha e de que esta tencionava fazer panteão nacional, foi todo ele edificado já por Isabel de Aragão, sob suas instruções e – diz-se – com base em planos pela mesma executados.
Alagado durante anos pelas águas do Mondego e reaberto ao público apenas há cerca de um mês, o Mosteiro é das poucas fontes autênticas da vida desta Rainha, em conjunto com os túmulos que a própria mandou talhar por Mestre Pero, que se encontram em Santa Clara a Nova e que o Ateneu irá também mostrar.
Francisco Pato de Macedo, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, doutorado em 2006 com a tese “Santa Clara a Velha de Coimbra- Singular Mosteiro Mendicante” é reputadamente conhecido pelos seus trabalhos sobre as peças e edificações desta Rainha, sendo a visita com a sua presença privilégio raro.

Os túmulos mandados executar por Isabel de Aragão - o seu primitivo túmulo de pedra e o túmulo da sua neta Isabel – que se encontram em Santa Clara a Nova - constituem a primeira manifestação da tumulária gótica em Portugal e a prova da inteligência e cultura da mulher que liderou todo o processo diplomático de definição das fronteiras do território continental português.
Em época de Pentecostes, estas visitas constituem também uma homenagem ao Culto do Espírito Santo, celebrado por esta época, culto de origem franciscana milenarista, que Jaime Cortesão diz ter sido instituído pela mesma rainha como culto oficial da corte portuguesa desde a sua época até, pelo menos, D. Sebastião.

PROGRAMA
13.15 – PARTIDA DO ATENEU COMERCIAL DO PORTO, RUA PASSOS MANUEL
CHEGADA A COIMBRA – VISITA AO MOSTEIRO DE SANTA CLARA A VELHA COM PROF. DOUTOR FRANCISCO PATO DE MACEDO
18 HORAS – VISITA À TUMULÁRIA DA IGREJA DO CONVENTO DE SANTA CLARA A NOVA
20.30 – CHEGADA AO PORTO – JANTAR LIVRE NO RESTAURANTE PALMEIRA, A EXPENSAS PRÓPRIAS, JUNTO AO ATENEU, OU REGRESSO A CASA

* Inscrições através do e-mail geral@ateneucomercialporto.pt ou telef. 223395410. Pagamentos directos na secretaria ou por transferência bancária através da conta do Banco SANTANDER TOTTA, com o NIB: 0018 00000 562871400 176.

Visite a Página
http://www.ateneucomercialporto.pt/
geral@ateneucomercialporto.pt
*
Enviado por Armando Luís de Carvalho Homem, a pedido de Virgínia Veiga.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial