sexta-feira, 15 de maio de 2009

Jorge Cravo, excelente cultor do Canto de Coimbra, reflecte sobre o panorama actual dos cultores deste referido Canto. Diário de Coimbra de hoje.

Etiquetas:

quinta-feira, 14 de maio de 2009









Grupo "Raízes de Coimbra" na Escola Raínha Santa Isabel, na passada segunda-feira. Fotos tiradas por Telmo Lopes.
Elementos do grupo:
Alcides Freixo e Octávio Sérgio nas guitarras de Coimbra.
Humberto Matias na viola dedilhada.
Heitor Lopes e Mário Rovira a cantar.


Foto de Carlos Carranca com Carlos Couceiro na guitarra, no auditório do IPJ sito no Parque das Nações. No link que se segue encontram-se vários comentários a esta foto:

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Raúl Costa

O Raúl vai dar um concerto de piano, esta 6ª feira, dia 15, pelas21.30 h, no Salão Nobre da Casa da Juventude, em Vila do Conde (Edifício perto do Palácio da Justiça, e junto ao recinto onde se instala a Feira de artesanato - centro da cidade).
Entrada livre.

terça-feira, 12 de maio de 2009

A propósito da "Trova Nova", canção de Coimbra com letra de Manuel Alegre e música de António Portugal, publicamos este artigo da Tribuna de Coimbra, de 29 de Maio de 1985, da autoria de José Carlos, da Brigada Académica dos Comandos de Minerva.
Espólio de José Mesquita.
*
Para quem não conheça, aqui vai o poema de Manuel Alegre:
*
Já não há capas ao vento
Nesta nossa trova nova
E de jeans ou de rock
Nem por isso é menos trova
*
Chega o tempo de outra trova
Menos dor menos lamento
Em Coimbra sempre nova
Chega a trova deste tempo
*
Trova de amor e talvez
Trova de outro amor mais puro
Porque é de Pedro e de Inês
Com raízes no futuro
*
Trova de um outro choupal
Que já está dentro de nós
E onde em vez do rouxinol
Chega a vez da nossa voz.

segunda-feira, 11 de maio de 2009


"Escorço sobre o tom de Lá" de Álvaro Aroso. Peça para guitarra de Coimbra com acompanhamento de viola dedilhada.

Etiquetas:

domingo, 10 de maio de 2009

Do Blog de Carlos Carranca, http://www.ccarranca.blogspot.com/ , retirámos este convite para o lançamento do livro de Carlos Couceiro, "Memórias".
*
A Escola Superior de Educação Almeida Garrett, a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Lisboa, o Autor e as Edições MinervaCoimbra convidam para o lançamento do livro "MEMÓRIAS", de Carlos Couceiro.
A apresentação será feita por José Henrique Dias e Carlos Carranca.
A sessão realiza-se no próximo dia 14 de Maio, pelas 18h30, na Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Palácio de Santa Helena (Largo do Sequeira n.º 7, Alfama), em Lisboa.
Na mesma ocasião estará também disponível, agora com chancela das Edições MinervaCoimbra, a 5.ª Edição do livro "FÁBULAS DO TEMPO PRESENTE… E DO TEMPO FUTURO", do mesmo autor e com ilustrações de Frederico Sá Pinto, João Sousa Marques e Vasco San Payo.
Carlos Alberto Martins Couceiro nasceu no Lobito, Angola, a 03 de Janeiro de 1930. Aí estudou até aos 15 anos, vindo depois para Coimbra, sua terra de adopção e que tão vincadamente o marcou, onde concluiu o liceu (D. João III). Surgem então as primeiras poesias, tão de braço dado com a guitarra e os desportos. Faz os Preparatórios de Engenharia e transita de seguida para o Porto onde conclui o Curso de Engenharia Civil. Uma breve passagem por Lisboa – onde continua a viver com a madrugada – e depois o almejado regresso a Angola.Em 1974 volta a Lisboa onde toma base para circular pela Arábia Saudita, pelos Emiratos Árabes, pela Líbia e por Angola. Ainda no Liceu obtém, em poesia, uma Menção Honrosa nos Jogos Florais da Queima das Fitas da Universidade de Coimbra. Já em Angola são-lhe conferidos, por diversas vezes, Prémios e Menções Honrosas nos Jogos Florais do C. F. B. e nos Jogos Florais Luso-Brasileiros da C.U.F. Vive no intervalo das horas. E quanto, assim!, desleixa de vocação poética e desaproveita de natural intuição para as Matemáticas Superiores. E quantos poemas ficados em apontamentos perdidos ou na memória que acabou por esquecê-los!… Está com Bertrand Russel na sua lógica matemática, no seu socialismo humanista, na sua filosofia dos temas simples, no seu agnosticismo. Apoia a sua inserção social na Tolerância, na Bondade, na Verdade e na Justiça, de onde recolhe Amigos de todos os quadrantes sociais, políticos e religiosos. Tem como principais passatempos os desportos, a guitarra e a poesia.

Etiquetas: