sábado, 25 de dezembro de 2010

Alcindo Costa na serenata de homenagem a Amália Rodrigues, na noite de 30 de Junho de 1994, canta um fado de Roxo Leão, chamado "O Belo é Obra de Deus". É acompanhado por Francisco Vasconcelos e Serrano Baptista em guitarra, por João Gomes e João Oliveira em viola.

Etiquetas:

Alexandre Herculano a cantar numa serenata para Amália Rodrigues, "Lá longe", na noite de 30 de Junho de 1994. É acompanhado em guitarra por Francisco Vasconcelos e Serrano Baptista e em viola por João Gomes e João Oliveira.

Etiquetas:

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

























Grupo de Aveiro em Águeda, na Quinta do Regote, a 10 deste mês de Dezembro. Grupo constituído por: Manuel Dourado (v), José Paulo (g,c), José R Rocha (g), Octávio Sérgio (g), Rui Pato (v), Jorge Rino (v), Victor Nunes (c), Manuel Borras (c) e Castro Madeira (c). Fotos gentilmente cedidas por Gonçalo Matias.

Etiquetas:

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

José Mesquita canta "Lágrima", no programa de Mário Martins, da primeira metade da década de 90. É acompanhado em guitarra por Fontes Rocha e Ricardo Rocha; em viola, por Durval Moreirinhas.

Etiquetas:

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

QUARENTUNA

Tomo a liberdade de escrever estas linhas, na qualidade de membro e fundador de um recente projecto coimbrão - a Quarentuna de Coimbra. A Quarentuna é uma tuna formada exclusivamente por antigos elementos das tunas de Coimbra e, obviamente, em simultâneo, antigos estudantes, com mais de 35 anos, sendo que a maioria tem mais de 40 anos. Exercemos as mais diversas profissões - advogados, médicos, engenheiros....
Formámos este projecto com o intuito de celebrarmos amizade que nos une a todos, recordando, em formato mais sereno, vivências marcantes dos tempos da Universidade. Mas temos ainda um outro objectivo - contribuir, o melhor que pudermos e soubermos, para a divulgação do Cancioneiro de Coimbra. E assim, adaptámos vários temas marcantes da nossa bela Canção de Coimbra, que compõem, em exclusivo, o nosso reportório. E é isso que me leva a escrever, pois penso que gostarão de saber deste facto. Poderão, nos links que em baixo seguem, ver e ouvir a nossa estreia, que aconteceu em Viseu no passado dia 11. As músicas são:

- Capa Negra, Rosa Negra + Trova do vento que passa (A. Correia de Oliveira) http://www.youtube.com/watch?v=2lgEXDBF_SY

- Cantiga para quem sonha ( L. Goez).

- Ré menor (Artur Paredes)

- Vira de Coimrba (J. Afonso)

Temos uma página no facebook, onde poderão saber mais sobre nós:

Tiago Madureira

Alcides Freixo, Octávio Sérgio e Rui Pato

Armando Luís de Carvalho Homem e Alcides Freixo

Armando Luís de Carvalho Homem, Mário Rovira e Alcides Freixo




Armando Luís de Carvalho Homem, Alcides Freixo, Octávio Sérgio, Rui Pato e Humberto Matias


Humberto Matias e Heitor Lopes

Humberto Matias e Rui Lucas







Grupo "Raízes de Coimbra" no jantar dos Antigos Tunos, no passado dia 11 deste mês, na Quinta das Lágrimas. Fotos de Isabel Carvalho Homem

Etiquetas:

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Jorge Cravo continua as suas dissertações abordando a Guitarra e o Canto de Coimbra. Diário de Coimbra de ontem.





Exposição alusiva a Artur Paredes na Casa da Cultura, organizada por Jorge Cravo e inauguração de uma placa na "Rotunda Artur Paredes". Fotos do profissional António Figueiredo, com o seguinte mail: (a_figas@yahoo.com)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Concerto para Dois Violinos


Vamos calar agora as guitarras e ouvir, do meu filho Sérgio Azevedo, dois violinos em concerto.

Homenagem a Artur Paredes







Sessão de homenagem a Artur Paredes, na Casa da Cultura, no passado sábado, com Jorge Cravo a moderar. Foram oradores António Ralha e Fernando Marques. O primeiro destacou aspetos vários da vida e obra de Artur Paredes, assim como dos seus seguidores. O segundo colocou em questão várias propostas de uma homenagem em grande escala ao grande Mestre da Guitarra de Coimbra. Entretanto Jorge Gomes foi chamado à mesa para justificar o seu empenho no ensino da obra de Artur Paredes, o que fez com grande clareza. Terminou a sessão com quatro associados da Secção de Fado da Academia Coimbrã, na execução de peças de Artur Paredes, com alto grau de dificuldade, tendo-se saído airosamente. Foram eles: Manuel Coroa, Pedro Batista e Paulo Silva em guitarra; Francisco Requicha em viola.
Fotos de Manuela Ralha